Centro Universitário Sudoeste Paulista

No dia 05 de outubro de 2018, os alunos do 4° termo de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo procederam à visita técnica proposta pela Prof.ª Sarah Raquel de Almeida, docente na disciplina de Técnicas da Construção Civil.

A obra escolhida para a visita se trata de uma construção de edificação para uso misto, que contém 4 (quatro) kitnets e um ponto comercial, construída em containers e steel framing, situada à Avenida Espanha, nº 60 , Jardim Europa ll, Avaré/SP.

Ao longo do primeiro bimestre os alunos estudaram em sala, o uso, vantagens e desvantagens de cada técnica construtiva utilizada atualmente no Brasil. Dentre as técnicas mais utilizadas, estão o container e o steel framing, técnicas estas, vistas na obra em questão.

A visita técnica teve por objetivo concretizar os assuntos abordados em sala, dando oportunidade aos alunos de associar conhecimento teórico e prático, a fim de cada aluno formar uma opinião pessoal e profissional sobre as técnicas vistas.

Por já possuírem o conhecimento teórico sobre as técnicas de “steel framing” e “container”, os alunos puderam verificar na prática como a técnica era aplicada, bem como questionar e argumentar com os responsáveis técnicos da obra sobre os diversos assuntos envolvidos, tais como mão de obra, materiais, custos, prazos, vantagens, desvantagens, durabilidade, segurança, estética, entre outros.