Estudantes Matriculados
No student enrolled
Course Review:
Free

A Profissão

O bacharel em Ciências Contábeis, antes de mais nada, é um profissional eclético. Todo e qualquer patrimônio necessita de critérios de formatação e de avaliação, fato do dia-a-dia do Profissional em Contabilidade. A identificação, análise e, finalmente, determinação do impacto das transações no patrimônio das entidades exige do Profissional um amplo e variado leque de conhecimento. O mundo vem experimentando violentas transformações e requer versatilidade e abrangência nas interpretações. O Profissional Contábil está treinado e habilitado na extensão do seu necessário envolvimento como requisito mínimo nos assuntos econômicos, tributários, organizacionais e comportamentais a direcionar as conclusões da lógica contábil sempre respaldado por princípios e normas técnicas dando espaço à propalada interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio. Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e somente o Profissional Contábil dispõe de preparo técnico para, com tais dados, disponibilizar a verdade patrimonial e a direção dos negócios.

A realidade de mercado hoje exige um profissional pronto para assumir novas responsabilidades. Mais do que apenas registrar os atos e fatos da empresa, deve ser uma verdadeira “bússola” dos negócios e ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista. Para desempenhar essas funções com a máxima competência, sua formação hoje deve conter não só noções sólidas de finanças, economia e gestão, mas, também, de ciências humanas, ética e responsabilidade social. O bacharel em Ciências Contábeis está capacitado para pesquisar, analisar e discernir a par de muito bom senso, todo o sistema de informações econômico-financeiro e patrimonial das Entidades.

Fonte: CRC – Conselho Regional de Contabilidade

O Profissional

O bacharel em Ciências Contábeis tem sua profissão regulamentada pelo Decreto-lei nº 9.295/46 e suas atribuições definidas pela Resolução nº 560/83, do Conselho Federal de Contabilidade. Bastante amplo, o mercado de trabalho oferece muitas oportunidades para uma carreira bem sucedida. Atualmente, a profissão vive um momento áureo. Vale lembrar que, onde houver uma empresa, pequena, média ou grande, sempre existirá a figura do contador. Profissional liberal, o Contador pode-se dizer um profissional de múltiplas funções, podendo ser:

 – Autônomo;

– Executivo;

– Empresário de Contabilidade;

– Auditor Independente, Auditor Interno;

– Consultor Tributário;

– Controller;

– Auditor Fiscal;

– Perito Contábil;

– Membro de Conselho Fiscal e de Administração;

– Árbitro em câmaras especializadas;

– Atuar na Área Acadêmica;

– Membro de Comitês de Auditoria;

– Membro em Entidade de Classe;

Fonte: CRC – Conselho Regional de Contabilidade

Período noturno das 19h às 22h40
4 anos de duração/8 semestres
Coordenador: Prof. Esp. Leando Nunes Alvarenga
cienciascontabeis.avare@fsp.edu.br

Visualizar grade curricular do curso.