Estudantes Matriculados
No student enrolled
Course Review:
Free

A profissão

A Grécia clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois influencia a educação e vincula a imagem do Pedagogo à formação das crianças. Porém, nos séculos XVII e XVIII iniciam-se debates no campo da educação permitindo reflexões e experiências pedagógicas. Assim, no século XIX abrem-se novas possibilidades envolvendo métodos de ensino, relações pedagógicas em diferentes contextos educativos, não só o infantil. No Brasil o Curso de Pedagogia foi criado na década de 30 no bojo das discussões e debates sobre a criação das primeiras universidades brasileiras.

Habilidades do pedagogo

Saber aplicar o conhecimento pedagógico na sua dimensão social, didática e histórico-cultural. Articular os objetivos educacionais às abordagens metodológicas priorizando a formação integral e de qualidade. Reconhecer a necessidade de apoiar-se em teorias a fim de compreender as problemáticas educativas ao pedagogo. 

Atitudes do pedagogo

Ser expressivo, comunicativo, investigador, crítico, flexível. Atualizar-se frente à velocidade das informações. Elaborar projetos pedagógicos com base teórica pertinente, participar e opinar nas decisões frente questões educativas. 

O profissional

Pedagogo é um educador profissional capaz de atuar em espaços escolares e em não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano. Sua função é planejar, executar e avaliar tarefas relativas à docência do ensino infantil e fundamental. Atua nas áreas de coordenação pedagógica, orientação educacional e gestão. Acompanha e avalia projetos e experiências educativas em ambientes empresariais, ONGs, sindicatos, movimentos sociais, hospitais e outros. 

Objetivos gerais

Formar profissionais para a Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, e Matérias Pedagógicas, além formá-los para atuarem na Gestão Pedagógica na educação formal e não formal. 

Específicos 

-Compreender educação como prática social; 

-Fornecer conteúdos e práticas às atividades docentes, entendidas como ação educativa e processo pedagógico dentro e fora do espaço escolar; 

-Promover conhecimento sobre educação e sociedade, currículo e gestão e docência; 

-Compreender a escola no seu contexto social e construtora de valores e práticas sociais; 

-Estudar o currículo escolar como processo de seleção dos conhecimentos historicamente construídos, de transformação em conteúdos escolares e de definição de metodologias e formas de avaliação; 

-Analisar a configuração educacional da atualidade; 

-Entender a formação docente como processo de profissionalização baseado em conhecimentos filosóficos e científicos.

Período noturno das 19h às 22h40
4 anos de duração/8 semestres
Coordenador: Profa. Dra. Marina Lemos Villardi
pedagogia.avare@fsp.edu.br

 

 

Visualizar grade curricular do curso.