Centro Universitário Sudoeste Paulista

Farmácia

O Curso de Farmácia do Centro Universitário Sudoeste Paulista está estruturado de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução nº 6, de 19 de outubro de 2017) e com uma visão global e sistêmica embasada no ensino, pesquisa e extensão. Tem duração de 5 anos e permite uma formação generalista, envolvendo teoria e prática, centrada nos medicamentos e cosméticos, na assistência farmacêutica e farmácia clínica, nos alimentos e nas análises clínicas e toxicológicas. Durante o curso, os alunos participam de atividades de extensão junto à comunidade, realizam visitas técnicas em grandes empresas do segmento de atuação do profissional farmacêutico e cumprem estágios obrigatórios a partir do terceiro semestre da graduação.

Neste contexto, o curso prepara o egresso para o pleno exercício da profissão. O farmacêutico é o profissional da área da saúde responsável pela pesquisa, produção e controle de qualidade de medicamentos, cosméticos, alimentos e produtos correlacionados à saúde, permitindo que esses produtos cheguem ao consumidor em condições sanitárias adequadas. Além disso, é o profissional capacitado a prestar orientação sobre o uso correto, a conservação e descarte dos medicamentos. O farmacêutico também pode solicitar, realizar e interpretar exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, para fins de complementação de diagnóstico e prognóstico. Para garantir uma experiência acadêmica única e diferenciada, o curso de Biomedicina oferece aos alunos métodos de aprendizagem ativa e ferramentas que permitem a expansão do conhecimento e a agregação de valores. Estas características estimulam o desenvolvimento de habilidades importantes como liderança e inovação, que norteiam o processo contínuo de aprendizado e facilitam a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Presencial

Avaré e Itapetininga

5 Anos

4.000 Horas

Bacharel

Matutino/Noturno

Objetivos

Formar farmacêuticos competentes para o exercício da profissão, atuando no desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, com diferenciais competitivos para o mercado de trabalho. Objetiva ainda formar pessoas capazes de tomar decisões e relacionar-se de forma proativa em equipes multiprofissionais, buscando continuamente o conhecimento e o aprendizado.

Mercado de trabalho

O campo de atuação do profissional farmacêutico é bastante diversificado, em crescimento e transformação contínuos. Segundo o Conselho Federal de Farmácia, o farmacêutico possui 10 áreas de atuação distribuídas em 135 especialidades. Assim, o profissional com formação generalista poderá exercer sua atividade e responsabilidade técnica nos seguintes setores: Drogaria ou Farmácia sem manipulação; Farmácia de Manipulação; Farmácia Homeopática; Farmácia Hospitalar; Farmácia Pública; Farmácia Clínica/Consultório Farmacêutico; Acupuntura; Farmácia Estética; Indústrias de Medicamentos, Cosméticos, Alimentos e Fitoterápicos; Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas; Ensino; Pesquisa; Vigilância Sanitária; Distribuição e Transporte; entre outros.

Em 2018 foram mais de 38 mil novas vagas para farmacêuticos no Brasil, ficando em 3º lugar no ranking de carreiras com nível superior que mais empregaram naquele ano, segundo reprotagem da Veja (11/01/2019).

Por que cursar Farmácia no Centro Universitário Sudoeste Paulista?

- Grade curricular atualizada de acordo com as Diretrizes Curriculares do MEC;

- Estágio Curricular obrigatório do terceiro ao décimo termo;

- Formação generalista, ou seja, o profissional poderá trabalhar nas 10 áreas de atuação distribuídas em 135 especialidades;

- Corpo docente formado por mestre e doutores, com ampla experiência acadêmica e profissional;

- Completa infraestrutura com acessiblilidade;

- Biblioteca atualizada: física e virtual;

- Laboratórios especializados para aulas práticas que preparam o aluno para o mercado de trabalho;

- Salas de aula climatizadas;

- Realização de visitas técnicas em grandes empresas farmacêuticas e de alimentos, além de hospitais, centros de saúde, laboratórios clínicos e toxicológicos;

- Curso com 100% de empregabilidade!

Gostou?

Então Borá fazer a sua Inscrição!