Centro Universitário Sudoeste Paulista

O Projeto de extensão universitária denominado “Serviço Social Itinerante” visa ofertar ações socioeducativas extra-muros que se conectam às bandeiras de defesa da profissão e contribuam para acesso à informação e garantia de direitos. Entre as ofertas de ações socioeducativas, a Oficina Fora da Caixa tem por objetivo discutir e informar sobre a estrutura do sistema político brasileiro e os mecanismos de controle social no bojo da democracia.

Esta ação é direcionada à adolescentes e jovens estudantes, que nas eleições 2018 estrearão no papel de eleitores.

O termo “fora da caixa” foi escolhido por tratar-se de conteúdo metafórico que expressa “pensar sem estar amarrado a ideias convencionais”, ou seja, busca-se valorizar, sobretudo, a construção do pensamento de forma criativa, livre e fora do caminho comum.

A oficina discutiu elementos importantes da estrutura do sistema político brasileiro, a importância dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), a construção do pensamento crítico no exercício de tomada de decisões, a influência direta na vida social da população que detém os processos eleitorais, apresentou as principais orientações ideológicas de direita e esquerda, discutiu o poder das chamadas informações fake News e, finalmente, apresentou estratégias, recursos e ferramentas para pesquisa com vistas à escolha assertiva de candidatos.

O Projeto Serviço Social Itinerante/ Oficina Fora da Caixa percorreu diversas escolas e instituições educativas do Sudoeste Paulista durante todo o mês de setembro:

 

EE Dona Cota Leonel – Avaré

EE Prof Eruce Paulucci – Avaré

EE Coronel João Cruz – Avaré

EE Profa Maria Izabel Cruz Pimentel – Avaré

EE Paulo Araújo Novaes – Avaré

EE Prof. Paulo Delício – Águas de Santa Bárbara

EE Prof. Dimas Mozart e Silva – Taquarituba

EE Prof Jose Aparecido Castelucci – Taquarituba

EE Nonho Braga – Piraju

Fundação CASA Feminina – Anita Garibaldi – Cerqueira César

Guarda Mirim Constantino Lemos – Piraju

 

Os alunos do curso de Serviço Social protagonizaram as oficinas e, através desta ação, contribuíram para o fortalecimento da cidadania brasileira.

O próximo 7 de outubro é um dia importante para a democracia brasileira e os jovens estão comprometidos e conscientes de seu papel cidadão!