A profissão
A profissão de Administrador é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o dia do Administrador. Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriam as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII. Estas empresas foram as primeiras sociedades anônimas de que se tem notícia. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, o que exige a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.
Habilidades do Administrador
– Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas.
– Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.
– Habilidades Conceituais: Ter visão sistêmica.
Atitudes do Administrador
Ser proativo, ousado, criativo,dar bom exemplo, cumprir promessas, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e um bom líder, ajudando os funcionários para que eles possam crescer junto com a empresa.
O profissional
O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia de uma empresa. Ele ajuda a definir,analisar e cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços.
Objetivo Geral
Formar gestores de negócios, flexíveis, com formação multidisciplinar, dotados de competências, habilidades e capacidade de realização frente aos desafios apresentados pelo cenário organizacional, aptos a atuarem em todas as áreas das Ciências Gerenciais e a liderarem e organizarem novos empreendimentos e negócios, contribuindo para a melhoria e o desenvolvimento das organizações existentes e possibilitando sucesso no ambiente dinâmico dos negócios.
Objetivos Específicos
– Desenvolver a visão orgânica do conhecimento, afinada com as mutações que estão acontecendo a cada dia;
– Conhecer a História da Administração, as Teorias Administrativas e os novos modelos de gestão;
– Conhecer profundamente e relacionar o conteúdo das disciplinas profissionalizantes;
– Desenvolver uma visão sistêmica, holística e estratégica das organizações;
– Perseguir esta visão, por meio do tratamento dos conteúdos com as situações de aprendizagem, de modo a destacar as múltiplas interações entre as disciplinas do currículo;
– Estar aberto e sensível para identificar as relações existentes entre conteúdos do curso e situações de aprendizagem com o contexto social e pessoal, de modo a estabelecer a relação ativa entre aluno e objeto do conhecimento, desenvolvendo a capacidade de relacionar o aprendido com o observado, a teoria e suas consequencias e aplicações práticas;
– Possibilitar o reconhecimento e aceitação de que o conhecimento é uma construção coletiva e que a aprendizagem mobiliza afetos, emoções e relações com seus pares, além das cognições e habilidades intelectuais;
– Promover a formação de profissionais gestores que contribuam para o desenvolvimento de conteúdos de formação humana;
– Proporcionar um ambiente de desenvolvimento da ética e de aptidões e habilidades indispensáveis ao exercício de qualquer atividade no campo da Administração;
– Formar profissionais preparados para procedimentos conceituais, sendo habilidosos negociadores e executores, críticos e pró-ativos;
– Formar profissionais preparados para ingressar no mercado de trabalho apto a conviverem com novos paradigmas e mudanças permanentes no ambiente socioeconômico e empresarial;
– Resgatar princípios éticos e morais que promovam a melhoria do profissional e do cidadão.
Coordenadora : Prof. Msc. Vanessa Valença de Morais