Centro Universitário Sudoeste Paulista

Sobre a UniFSP

A tradicional família Chaddad, incentivada por seus ideais empreendedores, criou um projeto de consolidação da constituição física, jurídica e institucional da FSP – Faculdade Sudoeste Paulista.

A atuação na área da Educação, especificamente no ensino superior, teve início em 02 de agosto de 1999, com a instalação dos cursos de Administração com Habilitação em Gestão de Negócios, Sistemas de Informação e Hotelaria, além do Curso de Turismo.
When swimming is good for rehabilitation – Fitness by Pazienti.it what is npp full length portrait of a young girl in jumping sportswear isolated on a red background. fitness and working out of concept. horizontal framing. side view stock photos – alamy

*Primeiro Campus da FSP

A intenção, a princípio, era a de formar jovens da cidade de Avaré e de toda a região sudoeste do Estado de São Paulo, com um ensino superior sério e de qualidade, tendo em vista a lacuna existente neste setor, pois faltavam cursos superiores que fossem atuais e modernos, que tivessem o compromisso de absorção desses jovens no mercado de trabalho. Dessa forma, a FSP inseriu-se em um polo aglutinador do saber, da ciência e da cultura, pensando no benefício da comunidade local e regional.

No ano seguinte, a Faculdade Sudoeste Paulista implantou o curso de Secretariado Executivo Trilíngue. Após a instalação desse novo curso, o fortalecimento institucional e visando as necessidades da sociedade na qual está inserida, iniciou o curso de Direito, no ano de 2001.

Trilhando um caminho que fosse ao encontro daquilo a que se propunha, qual seja a busca pela qualidade do ensino superior, uma etapa importante foi alcançada no ano de 2003, quando o curso de Administração obteve o conceito “A” na realização do Provão do Ministério da Educação – MEC, firmando-se, então, como uma das mais respeitadas instituições do interior paulista, no quesito excelência no ensino superior. Neste mesmo ano, a Faculdade atingiu a marca de 1.000 alunos, apresentando-se para a comunidade local como a maior instituição privada de ensino superior da região.

Em 2006, passaram a fazer parte do rol de cursos ofertados pela instituição os cursos de Ciências Contábeis e de Serviço Social, sendo o primeiro da área de Ciências Sociais Aplicadas e o segundo, da área de Ciências Humanas e Sociais.

*Campus atual da Instituição ainda quando se chamava FSP

Com o contínuo crescimento e desenvolvimento da Faculdade Sudoeste Paulista, e ainda visando às necessidades locais e regionais, foram criados, em 2007, os cursos na área de Ciências da Saúde, quais sejam: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia, o que demandou um alto investimento por parte da instituição, que construiu mais de 1.000 m2 em amplos laboratórios, para as aulas práticas desses cursos.

Em 2010, foi autorizado o Curso de Medicina Veterinária, o primeiro curso da área de Ciências Agrárias da Faculdade.
No ano seguinte, houve a autorização dos Cursos na área de Ciências Exatas: Engenharia Civil e Engenharia de Produção, ampliando-se, assim, a oferta e a possibilidade de formação em mais uma área do conhecimento.

Focada no seu objetivo de construir conhecimento, estabelecido e alicerçado em uma abordagem humanista, reafirmando assim seu compromisso social e histórico com a apropriação e produção de um saber voltado para os interesses da maioria da população, confirmando seu compromisso de contribuir para a construção de uma sociedade ética e cidadã, a FSP, após mais de uma década de existência, foi recredenciada pelo MEC, no ano de 2011.

*Inauguração do Hospital Escola Veterinário

*Inauguração da Clínica Escola Odontológica no Campus de Avaré

Em 2013, mais um curso foi autorizado e passou a integrar a área de Ciências da Saúde – Odontologia, indo ao encontro do propósito da Instituição que é o de ajudar a população de Avaré e região a ter melhor qualidade de vida, através da prevenção da saúde bucal.

No mesmo ano a FSP inaugura seu novo campus, localizada no município de Itapetininga, sendo uma excelente oportunidade de ingresso ao ensino superior para aqueles que buscam qualificação para trabalhar nas principais áreas que movimentam a economia local, sendo composta por 56% de prestadoras de serviços e 34% de empresas do setor industrial, sendo que, na área de serviços em saúde há, aproximadamente, 40 estabelecimentos municipais e 20 privados.

O Campus Itapetininga possui, aproximadamente, 2.000 m2 de infraestrutura para os cursos de Administração, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia, com espaço para desenvolvimento de aulas teóricas, práticas, científicas, extensionistas, convivência, atendimentos e serviços aos discentes e à comunidade local.

*Campus Itapetininga

No ano de 2014, foi autorizado o Curso de Bacharelado em Educação Física, a partir da verificação da demanda local e regional. Neste mesmo ano, outro curso passou a fazer parte do rol da área de Ciências Agrárias: Engenharia Agronômica, que veio suprir a demanda da atividade agrícola da sociedade avareense e regional.

Em 2016, foram autorizados os cursos de Nutrição e Arquitetura e Urbanismo.

1° Centro Universitário do Sudoeste Paulista!

A história da Faculdade teve seu divisor de águas em 22 de maio de 2018, quando foi credenciada como Centro Universitário, resultante da transformação da Faculdade Sudoeste Paulista por meio da Portaria nº 477, publicada no Diário Oficial da União, em 23 de maio de 2018. Estava, assim, criado o Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP) que nos limites de sua autonomia, criou, no mesmo ano, 13 novos cursos de graduação. E, em 2019, iniciou os cursos de Zootecnia e Gastronomia (bacharelado).

Todos estes cursos contam com estrutura física e acadêmica adequadas para o seu pleno desenvolvimento, que incluem, dentre outros, modernos laboratórios, a Clínica Escola de Fisioterapia, a Clínica Escola de Odontologia, a Clínica Escola de Psicologia, o Hospital Escola Veterinário e a Fazenda Escola.

O Centro Universitário Sudoeste Paulista vem se destacando pela qualidade de ensino, amplo parque de computadores à disposição dos alunos e o acesso à Internet banda larga, além de possuir uma das mais modernas bibliotecas do Sudoeste Paulista.

Por intermédio de Programas e Projetos sociais e de extensão, a UniFSP procura oferecer à sociedade serviços e atividades visando a elevação do nível de vida e minoração de alguns problemas sociais, incluindo a ação dos cursos de Odontologia, Nutrição e Serviço Social, em um aldeamento indígena próximo a Avaré.








Hoje, o Centro Universitário Sudoeste Paulista é responsável por pesquisas para a prevenção e melhoria da qualidade de vida dos moradores de Avaré e região e pelo atendimento anual de milhares de pessoas que passam pelas dependências das clínicas universitárias.

Em seu percurso histórico como Instituição de Ensino Superior, a UniFSP apresenta um contínuo processo de evolução, por meio da crescente inserção de cursos, programas e serviços a que tem se dedicado e causado importantes reflexos na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo.

Os cursos do Centro Universitário Sudoeste Paulista estão relacionados com a vocação e missão da Instituição, atendendo as demandas e as necessidades do contexto regional onde está inserido, cumprindo, então, o seu papel, na busca pelo desenvolvimento sustentável e pela contínua preservação da qualidade de ensino.

Nossa Missão

A Missão da Faculdade Sudoeste Paulista é promover a Educação Superior em suas áreas correlatadas, tendo presente os valores cristãos, éticos e de cidadania, aprimorando cotidianamente a relação ensino- aprendizagem, a pesquisa multidisciplinar e a prestação de serviços, por meio de uma gestão profissional humanizada.