Centro Universitário Sudoeste Paulista

Arquitetura e Urbanismo

Dentre as habilidades e competências, oferecidas no curso de graduação em arquitetura e urbanismo, estão: criar, projetar, representar, planejar e executar, no campo da arquitetura das edificações, do urbanismo, do paisagismo, do design de interiores, do restauro de patrimônio histórico e cultural. O currículo do curso mescla disciplinas de criatividade, conhecimento humano e da sociedade, além de áreas da tecnologia e inovação no segmento. Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. A estrutura física do curso está integrada ao Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP), com excelente corpo administrativo, apoio pedagógico e psicológico. Salas de desenhos técnicos e artísticos, laboratórios de informática para representações digitais, laboratórios técnicos com oficinas multidiciplinares, Laboratório de conforto ambiental, canteiro de obra experimental, Atelier, biblioteca física e digital e Escritório Modelo. Conta também com excelente quadro de docentes especialistas, mestres e doutores, em constante busca pelo aprimoramento acadêmico, atuando em diversas linhas de pesquisas científicas, no campo da arquitetura e do urbanismo.

Presencial

Avaré

EAD Híbrido

Itapetininga

5 Anos

3.770 Horas

Bacharel

Noturno

O arquiteto e urbanista formado na UNIFSP tem por objetivo:

A qualidade de vida das pessoas bem como a qualidade do ambiente construído, com estabilidade, conforto, durabilidade e acessibilidade.

O uso da tecnologia apropriada às necessidades sociais, econômicas, estéticas e culturais das comunidades,

O equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído,

A valorização e preservação da arquitetura, do urbanismo e da paisagem como patrimônio coletivo.

Mercado de trabalho

As cidades brasileiras têm grande demanda por habitação e infraestrutura, o que abre boas oportunidades para o arquiteto e urbanista. Muitos arquitetos no Brasil atuam como autônomos ou microempresários. Por outro lado, os principais empregadores desses profissionais é o setor público, as construtoras e as incorporadoras. A arquitetura de interiores é outro setor que absorve muitos profissionais. A preocupação com a melhor ocupação e a qualidade dos espaços públicos e privados faz com que muitos órgãos públicos e empresas revitalizem ou construam praças, edifícios, ou criem novos espaços, necessitando de arquitetos que cuidem da concepção desses projetos arquitetônicos e da gestão dos processos da execução dessas obras. Alguns campos de atuação profissional são:


Projeto de Edificação e Construção:
Conceber, representar, planejar e coordenar projetos e obras, definir materiais, técnicas e sistemas construtivos, realizar a gestão de todo o processo projetual e construtivo.

Arquitetura de Interiores:
Conceber, representar, planejar e coordenar projetos e obras de espaços internos, definindo técnicas construtivas, materiais de acabamentos, mobiliário e composições decorativas (Layout).

Paisagismo e Ambiente:
Conceber, representar, planejar e coordenar projetos e execuções de espaços abertos, como jardins, parques e praças.

Consultoria, Laudo, Parecer:
Realizar serviços e emitir documentos técnicos embasados em sua área de conhecimento e atuação.

Restauro do Edifício e da Paisagem:
Planejar, representar e coordenar a recuperação e/ou manutenção de edificações e paisagens, preservando a memória e o patrimônio cultural e artístico.

Por que cursar Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Sudoeste Paulista?

O arquiteto e urbanista é o profissional responsável pelos projetos arquitetônicos e a organização dos espaços internos e externos das edificações e das cidades. Projeta edifícios e monumentos, além dos espaços urbanos, e coordena a construção, reforma, restauração e preservação. Esse profissional trabalha de acordo com princípios técnicos de estabilidade, funcionalidade e estética. Ele concebe o projeto de acordo com regulamentos legais e normativos, e também determina os materiais e técnicas construtivas que serão utilizados na obra. Esse profissional leva em conta as características do terreno, o uso destinado, insolação, ventilação, iluminação, acústica, durabilidade e a manutenção pós-construção. Também considera os impactos ambientais que a construção pode causar. Entre outras formas de atuação, o arquiteto e urbanista concebe, projeta, acompanha, fiscaliza, gerencia, compatibiliza e coordena os demais projetos complementares e a construção. Em arquitetura de interiores, faz o planejamento, reforma, cria e determina a disposição do mobiliário, define os materiais de acabamento, as cores, a iluminação, organiza e coordena a execução. Já como urbanista é responsável por planejar e organizar os espaços urbanos e o crescimento das cidades.

Titulação - Mestre
Email do curso - arquitetura.avare@unifsp.edu.br
Instragam - fau_unifsp
Curriculo Lattes - http://lattes.cnpq.br/7585836141700982

Gostou?

Então bora fazer a sua Inscrição!