Centro Universitário Sudoeste Paulista

1

Infraestrutura

Os laboratórios de informática são utilizados nas aulas práticas e também nos horários livres para que os alunos possam realizar seus estudos e pesquisas. Os laboratórios têm por objetivo fornecer noções introdutórias, teóricas e práticas com uma visão de futuro do uso da informática não apenas como uma ferramenta de grande auxílio para o currículo, como também preparando o futuro profissional para acompanhar os segmentos do mercado e como ferramenta pedagógica, pois a Internet tem um papel importante na consciência da comunidade sobre o valor do acesso à informação, da educação continuada que está dentro da linha do aprender a aprender e da mudança radical de paradigmas que a presença universal desta grande rede está trazendo a todos os aspectos da sociedade.
O Laboratório de Anatomia do Centro Universitário Sudoeste Paulista possui ampla área, com mesas de aço inoxidável e capacidade para atender ao corpo discente do curso de Medicina. Conta também com sala de conservação, com cubas de aço inoxidável para armazenamento de peças anatômicas cadavéricas, sala para armazenamento de modelos anatômicos sintéticos e peças ósseas cadavéricas. Além disso, conta com uma sala de preparação para a realização de aulas práticas. Esse laboratório tem objetivo a integração das aulas discutidas em sala de aula com as aulas práticas, consolidando o processo de aprendizado.

Laboratório Multidisciplinar III é destinado às práticas com microscópico óptico, de estruturas celulares e materiais biológicos tais como: lâminas de esfregaço sanguíneo, de cortes histológicos de tecidos, de cortes embrionários, de biologia e de outros micro-organismos. É composto por trinta microscópios ópticos, uma televisão 29’, acoplada a uma câmera de vídeo e um microscópio óptico. Utilizado majoritariamente na disciplina de Citologia, Histologia e Embriologia, é também utilizado nas disciplinas de Fisiologia Geral e Patologia Geral. As aulas ali realizadas acompanhadas por roteiros práticos com um breve embasamento teórico sobre o assunto e as etapas a serem seguidas durante a aula. Como metodologia, utiliza-se a dinâmica em grupo, com o objetivo de buscar a interação entre os alunos. Vários temas são abordados neste laboratório que vão ao encontro dos grandes interesses do curso.
Laboratório Multidisciplinar IV é utilizado para as aulas práticas de Bioquímica, Genética Humana e Clínica, Bases da Nutrição Humana e Farmacologia. Neste laboratório os alunos do curso de Medicina também podem acompanhar atividades associadas a pesquisa, diagnóstico e caracterização dos pacientes atendidos na própria instituição. A estrutura do laboratório permite realizar a análise do pH salivar (variações são comuns em pacientes com doenças crônicas), inativação, antes de encaminhamento para descarte, de resíduos ácidos ou alcalinos utilizados em aulas práticas e análise química da água, o preparo de soluções desinfetantes como álcool 70% e compostos clorados. Destaca-se que o laboratório é equipado com instrumentais e vidrarias que possibilitam realizar também análises envolvidas na composição centesimal de alimentos (teor de umidade, cinzas, lipídeos), pesquisa de fraudes e também à análise sensorial e desenvolvimento de formulações alimentícias.
A inserção de práticas no laboratório de Análises Clínicas possibilita aos discentes o contato com exames que podem ser por eles solicitados, permitindo diagnóstico e acompanhamento dos pacientes. A utilização deste laboratório e o apoio de profissionais especializados em análises clínicas permite que os pacientes que frequentam a Clínica Escola tenham seus exames realizados no âmbito da própria IES. Agilidade e maior segurança para os pacientes, alunos e professores são obtidos com exames como glicemia, hemograma, hematócrito e perfil lipídico, comumente utilizados na atenção nutricional. O laboratório de análises clínicas fornece aos alunos de Medicina uma importante ferramenta de apoio para diagnóstico, tratamento e acompanhamento. Desta forma, caracteriza-se uma prática exitosa e inovadora que possibilita ao aluno agilidade, conhecimento amplo e vivência na realização de exames e não somente o contato com o resultado destes.
Laboratório de Habilidades oferece à oportunidade aos acadêmicos do curso de Medicina vivências específica à área de atuação do curso através das seguintes técnicas: conforto, movimentação, contenção mecânica, transporte de paciente, bloqueio epidemiológico, processamento de materiais hospitalares, cateterismo vesical de alívio e demora, coleta de exames, higiene corpórea, administração de alimento ao paciente, administração de medicações (SC, ID, IM), restauração da pele, arrumação de leito, aplicação de calor, frio, oxigenoterapia, nebulização, aspiração das vias aéreas, atividade de manutenção de um ambiente seguro, administração de medicações via oral e tópica, colocação de ataduras, eliminações intestinais enema, calçar luvas, admissão e transferência de paciente unidade de internação, antropometria, monitorização de sinais vitais, PVC e PAM, simulação de atendimentos de vítimas.

Salas de tutoria, todas equipadas, com computador, interligado à internet, multimídia, mesa de reunião com cadeiras estofadas. O objetivo deste local é a troca de informações e conhecimentos, servindo de apoio para que os acadêmicos tenham uma visão diferenciada do aprendizado, proporcionando condições para o aperfeiçoamento científico.