Centro Universitário Sudoeste Paulista

Fisioterapia

Com o aumento da preocupação com a saúde e qualidade de vida a Fisioterapia tem se destacado como profissão em grande evolução nas últimas três décadas e, consequentemente, teve um crescente reconhecimento. O aumento da demanda de clientes e pacientes pelas diferentes especialidades que a profissão oferece evidencia a sua importância e valorização.

O curso de fisioterapia do UniFSP autorizado pelo MEC desde 2006, procura oferecer a formação profissional generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, com base no rigor científico e intelectual, com visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade.

A graduação em fisioterapia prepara o profissional para realizar desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até a escolha e a execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente ao reintegrá-lo às atividades de vida diária.

Presencial

Avaré e Itapetininga

5 Anos

4.000 Horas

Bacharel

Matutino/Noturno

Objetivos

A Fisioterapia é uma ciência aplicada tendo como objeto de estudos o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações fisiopatológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas. Seu objetivo é preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas e funções, promovendo funcionalidade e qualidade de vida.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para profissionais fisioterapeutas é muito amplo devido às diferentes áreas em que este pode atuar, pois, o processo conhecido como saúde-doença necessita do fisioterapeuta na promoção, prevenção e reabilitação, visando a integralidade do cuidado ao paciente, o qual pode ocorrer desde a terapia intensiva, enfermarias, ambulatório, clínicas, clubes, escolas, instituições de longa permanência para idosos, até em empresas e cuidado domiciliar, além de atividades de pesquisa, gestão e docência. Na sociedade sua importância é declaradamente reconhecida na recuperação de atletas, na reabilitação dos distúrbios ortopédicos, reumatológicos e neurológicos, contudo vem ganhando grande visibilidade nas demais áreas de atuação.

O envelhecimento populacional e os constantes avanços tecnológicos garantirão a necessidade cada vez maior do profissional fisioterapeuta nos próximos anos para o cuidado de dores crônicas e limitações físicas causadas pela idade, além das áreas promissoras que levam o profissional a se especializar como a fisioterapia oncológica, esportiva e reabilitação cardiovascular.

Por que cursar Fisioterapia no Centro Universitário Sudoeste Paulista?

- Aulas práticas desde o primeiro termo em laboratórios específicos para cada disciplina e o contato com atividades práticas entre os discentes, com pacientes ou indivíduos saudáveis, na clínica escola de Fisioterapia entre outros locais;

- Os estágios realizados nas diferentes áreas supervisonados por docentes qualificados, com no máximo seis alunos por grupo como trata a diretriz curricular do curso.

- A clínica escola, localizada no Centro Universitário facilita o acesso aos alunos e conta com equipamentos modernos, infraestrutra diferenciada e instituições conveniadas que proporcionam vivência do aluno em diferentes áreas de atuação: Reumatologia, Traumato-Ortopedia e Desportiva, Neurologia, Pediatria; Pneumologia, Hospitalar Geral e Terapia Intensiva, Cardiovascular, Saúde Coletiva no Programa de Saúde da Família, Saúde da Mulher, Dermatofuncional, Oncologia e Geriatria;

- Trabalhos de curso na maioria práticos para despertar o aluno à pesquisa científica de campo e estímulo na participação de jornadas e congressos para apresentar trabalhos e promover integração dos conhecimentos.

- Com caráter extensionista o curso de Fisioterapia é efetivo nas ações junto à comunidade local e regional, colocando docentes e alunos desde o primeiro período em contato com a demanda de ações em saúde aplicando o conhecimento adquirido e oportunizando vivência da profissão junto à população em serviços de saúde e educação.

Gostou?

Então Borá fazer a sua Inscrição!