Centro Universitário Sudoeste Paulista

Estrutura da UniFSP

A UniFSP Avaré possui 15.000 metros quadrados de instalações com equipamentos modernos, garantindo a excelência de ensino.

O acervo da UniFSP conta com mais de 30.000 livros, 3 mil monografias e inúmeros periódicos. Isso a torna uma das maiores bibliotecas da região de Avaré.

As salas de aula da UniFSP são equipadas com aparelhos multimídias, lousas tradicionais, carteiras confortáveis e ar-condicionado, proporcionando conforto na hora do estudo.

Os laboratórios multidisciplinares oferecem toda a infraestrutura para que mais de uma matéria possa ser lecionada neste ambiente, atendendo diversos cursos da área da saúde. E diante disso, proporciona uma visão mais ampla, interdependente e completa dos conhecimentos de cada área.

Para reunir e coordenar as atividades obrigatórias de estágio dos alunos, a Clínica Escola de Psicologia foi criada como uma Unidade Auxiliar da Instituição, cujo serviço está voltado ao atendimento das diferentes necessidades de saúde mental da comunidade onde está inserida.

Dessa forma, a Clínica-Escola de Psicologia da UniFSP visa a viabilizar condições materiais, de pessoal e de serviços para o desenvolvimento de atividades de formação dos alunos do Curso de Psicologia, criando condições para a articulação das ações da Clínica-Escola com outras instituições, buscando o desenvolvimento de projetos em parceria. Mais informações pelo telefone: (14) 3731-1798.

Dias e horários : de 2ª à 6ª das 08:00 as 13:00 / 13:00 as 17:00 , 3ª e 5ª das 17:00 as 19:00

E-mail – clinicapsicologia@unifsp.edu.br/avare

A Clínica Escola de Fisioterapia – UniFSP foi um espaço criado em 2011 para o atendimento ao público, nele está instalada todo o espaço necessário para o desenvolvimento das práticas em Fisioterapia. O espaço possui recursos para o atendimento aos clientes portadores de deficiências, incapacidade ou com sequelas que se enquadram em todas as especialidades clínicas ou pré e pós-cirúrgicas, tais como: Ortopedia e Traumatologia, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia adulto e infantil, Reumatologia, Angiologia, Dermatologia, dentre outros.

Dias e horários : de 2ª à 6ª das 08:00 as 12:00/ 13:30 as 17:30 horas.

E-mail – fisioterapia.avare@unifsp.edu.br/avare

O Hospital Escola Veterinário do Centro Universitário Sudoeste Paulista foi inaugurado em 2015 , está localizado na Rodovia João Mellão, SP 255 – Km 263 + 800 m – Rural e também disponibiliza atendimento clínico aos animais.
Construído com as mais recentes inovações tecnológicas na engenharia no que diz respeito à área veterinária, o hospital é equipado com modernas salas de atendimento, centro de imagem de diagnóstico e análises clínicas.
O hospital é utilizado como campo de estágio e ensino, pesquisas científicas e treinamento a estudantes da graduação em Medicina Veterinária e a outros cursos da Instituição como: Agronomia, Serviço Social, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia e demais áreas proporcionando interdisciplinaridade nas ações pedagógicas; aperfeiçoamento para profissionais e estagiários relacionados com a assistência médico veterinária.

Dias e horários : de 2ª à 6ª das 08:00 as 12:00/ 13:30 as 17:30 horas.

E-mail – hvfsp@unifsp.edu.br/avare

Telefone – 14 3711 4021

Inaugurado desde o ano de 1999, o Núcleo de Prática Jurídica a princípio estava localizado na Rua Amazonas, na região central de Avaré. Atualmente, o escritório está instalado na sede da UniFSP Avaré e tem como coordenador desde o ano de 2008, o professor Adriano Bonametti, que recebe o auxílio da estagiário Alessandro Elias Vitto da Silva. Ambos ofereceram orientação jurídica à comunidade.

Dias e horários : de 2ª , 4ª e 6ª das 14:00 as 17:00.

E-mail – nucleojuridico@unifsp.edu.br/avare

Telefone – 14 3711 4020 , ramal – 123

O Núcleo de Inclusão e Psicopedagógico da UniFSP atua junto às dificuldades acadêmicas dos alunos apoiando-os para atingir melhores resultados na formação profissional. Os atendimentos são realizados por alunos capacitados de Psicologia.

A Clínica Escola de Odontologia foi inaugurada em 2016 no Centro Universitário Sudoeste Paulista- Avaré, instalada na própria instituição. O espaço possui modernas instalações, que incluem, além dos equipamentos odontológicos, capacidade para atender 22 pessoas simultaneamente, a central de esterilização, ricamente equipada, seguindo rigorosos princípios de biossegurança e a sala de exames radiográficos, onde se trabalha com radiografias digitais.
Tal estrutura, aliada a um corpo docente extremamente qualificado, vem sedimentar o alto conceito que a Instituição possui perante o Ministério da Educação, Cultura e traz, ao município de Avaré, além da formação de qualidade aos alunos, o atendimento à população, reafirmando a posição da instituição, sempre voltada à excelência no ensino.

O NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) foi inaugurado no dia 13 de abril de 2016 e consiste em um escritório de contabilidade localizado nas dependências da UniFSP. O escritório possui parceria com a Receita Federal e presta assistência de impostos de renda, assistência às empresas, esclarece dúvidas fiscais e contábeis de todos os interessados. Atualmente, os responsáveis pelo NAF são os professores Paulo Sergio Essvein .

Neste laboratório são orientadas medidas de controle e cuidados inerentes aos ambientes que utilizem os agentes bioelétricos e biotérmicos essenciais à Fisioterapia. Os alunos realizam procedimentos com aparelhos geradores de sinais elétricos, correntes e utilização do calor para os processos de reabilitação. Além disso, são trabalhadas as habilidades de massagem terapêutica e terapia manuais, com reflexão de suas indicações, contraindicações e princípios das técnicas.

Este laboratório destina-se ao estudo da anatomia humana como área complementar aos conteúdos desenvolvidos no currículo. Compreende uma área de 204,41 m² e está subdivido em 3 setores: Setor de Técnicas Especiais (preparo e dissecação), Setor de Conservação e Setor de Aulas.

O laboratório de análises clínicas é destinado às disciplinas do curso de Biomedicina. O local proporciona aos alunos a estrutura necessária para as análises realizada nas áreas biomédicas.

Este laboratório é utilizado pelo curso de Enfermagem e possui todos os aparelhos e equipamentos necessários para o manuseio e aprendizado dos discentes em relação às áreas de atuação do profissional.

Este laboratório é destinado ao desenvolvimento das atividades práticas de Fisioterapia. É o local ideal para a prática de exercícios com fins terapêuticos, como cinesioterapia, reabilitação cardíaca, pulmonar, ortopédica, traumatológica, reumatológica, neurológica, proporcionando ao aluno a realização de exercícios assistidos, ativos e resistidos, além da execução de protocolos de reabilitação, levando em consideração a alteração cinético funcional, a patologia, o estado físico, e a escolha do recurso ideal.

O laboratório de Práticas Veterinária serve de apoio a formação acadêmica do aluno, através da complementação com aulas práticas. Assim como o ensino, também são contemplados com pesquisa e projetos de extensão.

Os laboratórios pré-clínicos são destinados ao curso de Odontologia e possuem toda a infraestrutura exigida para as matérias lecionadas no local. São nestes laboratórios que as práticas odontológicas são iniciadas e aperfeiçoadas no início e durante o curso.

O laboratório de Radiologia Odontológica possui todos os equipamentos exigidos para realizar as radiografias odontológicas. É este laboratório que os discentes de Odontologia utilizam para realizar as radiografias necessárias aos atendimentos.

O laboratório de Engenharia possui equipamentos de última geração destinados às áreas da Engenharia. São maquinários que complementam o conhecimento prático e proporciona ao discente um aprendizado integralizado das áreas de engenharia.

A coordenação é o local destinado aos coordenadores de curso. Cada coordenadora possui sua própria sala para atendimento, oferecendo um ambiente tranquilo para receber discentes e egressos.

A sala de atendimento tem como objetivo proporcionar ao discente e docente um ambiente favorável para o esclarecimento de dúvidas e auxílios pedagógicos.

A Central de Atendimento possui três setores integrados: Secretaria Acadêmica, Tesouraria e FIES. Este local proporciona ao aluno todo o atendimento necessário recorrente às questões acadêmicas, financeiras e de FIES.

Os laboratórios de informática são equipados com 75 computadores que possuem programas e softwares necessários para a complementação do ensino de diversos cursos.

O curso de Pedagogia conta com uma Brinquedoteca composta por jogos pedagógicos, espelhos e espaço lúdico. Sua função consiste em oferecer suporte de ensino e aprendizagem acadêmico. Os graduandos utilizam este espaço a fim de enriquecer as relações teórico-práticas bem como desenvolver capacidades e habilidades necessárias ao profissional da educação comprometido com a realidade . Cabe, ainda, destacar que a Brinquedoteca integra um dos elementos imprescindíveis para o pedagogo: a construção de uma prática pedagógica de qualidade, informada, coerente com as demandas sociais e de seu papel de agente de transformação da realidade.