Centro Universitário Sudoeste Paulista

Duração

6 anos

Formação

Bacharelado

Turno

Integral

Metodologia

Sistema PBL

Campus

Avaré/ SP

O Centro Universitário Sudoeste Paulista vem se destacando pela qualidade de ensino, pois apresenta um contínuo processo de evolução, por meio da crescente inserção de cursos, programas e serviços, a que tem se dedicado e causado importantes reflexos na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo.

Desta forma, o curso de Medicina do Centro Universitário Sudoeste Paulista se compromete a ofertar um curso com qualidade acadêmica e relevância social, pautado pelas necessidades de saúde das pessoas e pela integralidade da atenção por meio de uma prática interprofissional, humanista e técnica, pilares estes considerados essenciais para a construção da cidadania.

O curso tem como missão estruturar modelos inovadores de formação médica que favoreçam a flexibilidade e diversidade, enfatizem premissas como a integração da teoria com a prática, pesquisa e ensino, e entre os conteúdos psicológicos, biológicos, sociais e ambientais do processo saúde e doença, além da inclusão precoce e responsável de estudantes nos serviços de saúde, por meio de ações formativas, como meio para construção do conhecimento.

O Curso de Medicina do Centro Universitário Sudoeste Paulista encontra-se em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina, aprovadas em 2014 e assim espera contribuir para formar um profissional mais realizado e mais seguro, adequado às necessidades da população e ao mercado de trabalho.

O Centro Universitário Sudoeste Paulista vem se destacando pela qualidade de ensino, pois apresenta um contínuo processo de evolução, por meio da crescente inserção de cursos, programas e serviços, a que tem se dedicado e causado importantes reflexos na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo.

Desta forma, o curso de Medicina do Centro Universitário Sudoeste Paulista se compromete a ofertar um curso com qualidade acadêmica e relevância social, pautado pelas necessidades de saúde das pessoas e pela integralidade da atenção por meio de uma prática interprofissional, humanista e técnica, pilares estes considerados essenciais para a construção da cidadania.

O curso tem como missão estruturar modelos inovadores de formação médica que favoreçam a flexibilidade e diversidade, enfatizem premissas como a integração da teoria com a prática, pesquisa e ensino, e entre os conteúdos psicológicos, biológicos, sociais e ambientais do processo saúde e doença, além da inclusão precoce e responsável de estudantes nos serviços de saúde, por meio de ações formativas, como meio para construção do conhecimento.

O Curso de Medicina do Centro Universitário Sudoeste Paulista encontra-se em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina, aprovadas em 2014 e assim espera contribuir para formar um profissional mais realizado e mais seguro, adequado às necessidades da população e ao mercado de trabalho.

Metodologia

PBL

O que é o PBL?

O método foi criado em 1969 no Canadá, na Universidade McMaster, mas somente nos anos 90 ele passou a ser aplicado aqui no Brasil. Ele surgiu com base em estudos sobre o processo de aprendizagem dos adultos, e proporciona um ensino contextualizado. Mas o que seria esse tipo de ensino? Ele é focado na mescla da teoria com a prática, ou seja, ele permite a aplicação na prática do conhecimento adquirido. É uma metodologia vinculada diretamente com casos concretos, daí o fato de ser baseado em problemas. As problemáticas levantadas pelo professor, são o ponto de partida desse processo de aprendizagem.

Quais as vantagens desse método?

O método PBL é uma metodologia ativa, ou seja, faz parte das metodologias de ensino em que o aluno é colocado como protagonista do processo de aprendizagem, e que tem ganhado cada vez mais o espaço antes ocupado por metodologias de ensino tradicionais. Nesse perfil, o professor é colocado em um papel de tutor, ou orientador do processo, e o aluno sai do papel de apenas receptor de conteúdos, para um papel de construtor do seu próprio conhecimento. Por ser um método que fornece uma aproximação do conteúdo estudado com a prática, ele tem sido cada vez mais predominante na área da saúde. A aplicação do PBL na Medicina, parte de um estudo de caso concreto, e os estudantes trocam conhecimentos e informações sobre um caso clínico, levantam hipóteses, debatem e a partir de um determinado assunto, se faz possível discutir uma gama extensa de conteúdos, com profundidade. Esse tipo de dinâmica de aprendizagem favorece, inicialmente, a autonomia do estudante, posto que para chegar no momento da análise de caso com o seu grupo ele precisa ter se aprofundado no conteúdo de forma individual. Além disso, como o estudo é aplicado a algo concreto, é promovido o aumento da compreensão dos temas. Para um adulto, é muito mais fácil assimilar os conteúdos quando se torna possível debater sobre eles ou aplicar na prática, e assim, por consequência, se sentem mais motivados. Trazendo para o contexto médico, esse perfil de aprendizagem contribui bastante para as tomadas de decisões rápidas e, que muitas vezes, demandam um conhecimento multidisciplinar. Ainda, favorece o desenvolvimento da investigação científica E se você ainda é estudante, e pretende, por exemplo, realizar a prova de Revalidação do seu diploma, ou de Residência Médica, investir em um preparatório com esse perfil de ensino também favorece no momento da realização do estudo, análise e avaliação dos casos clínicos.

Infraestrutura

Diferenciais do Curso

Laboratórios de habilidades clínicas

Análise de situações e problemas e de casos clínicos

O Centro Universitário Sudoeste Paulista possui um laboratório de habilidades clínicas com 06 (seis) consultórios médicos, equipados com simuladores e instrumentos em quantidade e diversidade para capacitação dos estudantes nas diversas habilidades da atividade médica. As habilidades clínicas serão desenvolvidas em laboratórios com modelos, simuladores, atividades em equipes, contatos precoces com pacientes e estágios hospitalares e na comunidade.

Análise de situações e problemas e de casos clínicos

Análise de situações e problemas e de casos clínicos

O Centro Universitário Sudoeste Paulista possui um laboratório de habilidades clínicas com 06 (seis) consultórios médicos, equipados com simuladores e instrumentos em quantidade e diversidade para capacitação dos estudantes nas diversas habilidades da atividade médica. As habilidades clínicas serão desenvolvidas em laboratórios com modelos, simuladores, atividades em equipes, contatos precoces com pacientes e estágios hospitalares e na comunidade.

Múltiplos cenários de aprendizagem

Múltiplos cenários de aprendizagem

O Centro Universitário Sudoeste Paulista possui um laboratório de habilidades clínicas com 06 (seis) consultórios médicos, equipados com simuladores e instrumentos em quantidade e diversidade para capacitação dos estudantes nas diversas habilidades da atividade médica. As habilidades clínicas serão desenvolvidas em laboratórios com modelos, simuladores, atividades em equipes, contatos precoces com pacientes e estágios hospitalares e na comunidade.

Prática da realização de devolutivas

Prática da realização de devolutivas

tanto após cada encontro de tutoria como ao longo dos estágios e após cada avaliação, seja ela somativa, formativa ou tipo OSCE (“Objective Structured Clinical Examination” – exame clínico estruturado de forma objetiva);

Iniciação científica

Iniciação científica

Estímulo para o desenvolvimento de atividades de pesquisa através da iniciação científica – a realização de iniciação científica e o conhecimento do método científico para o desenvolvimento de pesquisa estimula o desenvolvimento de uma formação mais crítica, mais abrangente e mais reflexiva;

Programa Continuado de Capacitação e Desenvolvimento Docente

Programa Continuado de Capacitação e Desenvolvimento Docente

Programa Continuado de Capacitação e Desenvolvimento Docente – a formação crítica e reflexiva também depende da existência de um corpo docente crítico e reflexivo, que usa uma linguagem crítica e que orienta o processo reflexivo, de forma a não se basear apenas nos conteúdos programáticos.

Estude Medicina na UniFSP

Coordenador do Curso

Welder Zamoner

Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela FMB-UNESP, área de conhecimento Nefrologia (2018 / 2023).

Mestrado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela FMB-UNESP, área de conhecimento Nefrologia (2018 / 2023).

Residência Médica na especialidade de Clínica Médica e de Nefrologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, FMB-UNESP

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2012)

Médico assistente da Disciplina de Nefrologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, responsável pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica do mesmo Hospital e supervisor do Programa de Residência Médica em Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu.