Centro Universitário Sudoeste Paulista

Medicina Veterinária

A Medicina Veterinária é a ciência que se dedica à prevenção e tratamento de doenças dos diferentes animais e forma Médicos Veterinários. Uma das profissões mais valorizadas e requisitadas atualmente, o Médico Veterinário é o profissional responsável pelo estudo e tratamento das doenças dos animais, podendo atuar diretamente no cuidado dos mesmos (cavalos, bovinos, caprinos, ovinos, suínos, animais silvestres, cães, gatos, etc.), prestando serviços a Fazendas, Haras, Matadouros, Frigoríficos, Laboratórios, Zoológicos, Hospitais, Clínicas, Pet Shops, entre outros locais, em pesquisa científica, desenvolvendo vacinas e medicamentos para o bem-estar dos animais e o controle de doenças como a brucelose, a tuberculose, a raiva, a leptospirose, entre outras, que podem contaminar o homem. A carne, os ovos, o leite e derivados e até o peixe que você consome diariamente antes de chegarem à sua mesa, passam pela supervisão desse importante profissional. Também a evolução das pesquisas genéticas dos animais que servem de alimento para o homem como gado leiteiro e corte, aves e gado de corte é papel dos veterinários. Recentemente, com a crescente conscientização das pessoas pela preservação animal, seu habitat e bem-estar, a profissão vem obtendo grande destaque no cenário mundial e, com isso, abrem-se novas perspectivas para o mercado de trabalho.

Presencial

Avaré e Itapetininga

5 Anos

4.000 Horas

Bacharel

Matutino

Objetivos

O objetivo é formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e capacitados técnica e cientificamente para intervirem nas áreas de competência do Médico Veterinário que abrangem: sanidade animal, saúde pública, gestão e administração de recursos e bens, produção animal e de alimentos, biotecnologia, bem-estar animal e proteção do meio ambiente. Para isto, os egressos são capacitados a atuar de forma autônoma e em equipes interdisciplinares e multiprofissionais, visando à integralidade das ações. Ainda, objetiva preparar o profissional a atuar respeitando os princípios éticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade.

Mercado de trabalho

O bacharel em Medicina Veterinária tem sua profissão regulamentada pelo Lei nº 5517/68 e em suas atribuições, deve ser capaz de participar do processo social dentro de uma perspectiva crítica mediante o trabalho com os animais, seus produtos e relações, especialmente na produção de alimentos, profilaxia das doenças, saúde pública e promoções das comunidades rurais, buscando a melhor utilização dos recursos existentes e atuando como agente de transformação, no sentido de contribuir para o desenvolvimento integral da população. O Médico Veterinário formado na FSP, deverá estar apto, no seu âmbito profissional, a desenvolver ações voltadas à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental. Traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; Saneamento Ambiental e Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública e Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Zootecnia, Produção e Reprodução Animal e Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente. Deve possuir capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária para identificação e resolução de problemas. O futuro do profissional está na tríade Veterinário para a saúde, Veterinário para o alimento e, Veterinário para o planeta.

Por que cursar Medicina Veterinária no Centro Universitário Sudoeste Paulista?

- Hospital Universitário Veterinário de referência que atende Avaré e Região;

- Convênios com eventos de renome na região, como ABQM e Núcleo do Nelore

- Visitas técnicas ao longo do semestre em áreas específicas do profissional;

- Grupos de estudos com participação ativa dos discentes;

- Congresso anual realizado pela própria Instituição;

- Práticas Hospitalares desde o 1º termo, desenvolvidas como rodízio semanal nas atividades complementares;

- Fazenda Escola contemplando as Ciências Agrárias;

- Semana do Curso realizadas no mês de Setembro.

- Infraestrutura hospitalar completa com equipamentos de última geração;

- Docentes capacitados como mestres e doutores.

Gostou?

Então Borá fazer a sua Inscrição!