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Diferenciais do curso
– O Centro Universitário Sudoeste Paulista possui um laboratório de habilidades clínicas com 06 (seis) consultórios médicos, equipados com simuladores e instrumentos em quantidade e diversidade para capacitação dos estudantes nas diversas habilidades da atividade médica. As habilidades clínicas serão desenvolvidas em laboratórios com modelos, simuladores, atividades em equipes, contatos precoces com pacientes e estágios hospitalares e na comunidade. Estas atividades são desenvolvidas desde as primeiras semanas do curso, num grau de complexidade progressivo e realizada nos laboratórios específicos de treinamento de habilidades com excelente estrutura para proporcionar aos docentes o desenvolvimento de uma aula que trabalhe as habilidades das atividades médicas.
– Utilização de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem – por meio do Problem Based Learning (PBL) e de outras metodologias ativas do conhecimento, os estudantes serão expostos a cenários de aprendizagem que requerem participação ativa do estudante, interação com os demais colegas da turma, desenvolvimento de raciocínio crítico, favorecimento da autonomia do educando e estímulo à curiosidade e à tomada de decisões. As tutorias que ocorrem durante o desenvolvimento dos módulos temáticos são os principais exemplos destes cenários de aprendizado e que estimulam a formação crítica e reflexiva do aluno;
– Utilização de situações-problema e de casos clínicos no desenvolvimento dos conteúdos das diversas unidades curriculares;
– Múltiplos cenários de aprendizagem para que o estudante tenha diversas oportunidades de aprender e aplicar os conhecimentos e habilidades necessários para a sua formação. Sessões de tutoria, disciplinas teóricas, disciplinas práticas em laboratórios de anatomia, morfofuncional, habilidades clínicas, informática, centro de treinamento cirúrgico, centro de simulação realística, ambulatórios, unidades básicas de saúde, comunidade do município, hospitais de complexidade;
– Prática da realização de devolutivas (“feedbacks”) – tanto após cada encontro de tutoria como ao longo dos estágios e após cada avaliação, seja ela somativa, formativa ou tipo OSCE (“Objective Structured Clinical Examination” – exame clínico estruturado de forma objetiva);
– Estímulo para o desenvolvimento de atividades de pesquisa através da iniciação científica – a realização de iniciação científica e o conhecimento do método científico para o desenvolvimento de pesquisa estimula o desenvolvimento de uma formação mais crítica, mais abrangente e mais reflexiva;
– Programa Continuado de Capacitação e Desenvolvimento Docente – a formação crítica e reflexiva também depende da existência de um corpo docente crítico e reflexivo, que usa uma linguagem crítica e que orienta o processo reflexivo, de forma a não se basear apenas nos conteúdos programáticos.