Serviço Social
O Serviço Social é uma profissão de nível superior que surgiu no Brasil na década de 30. De lá para cá, vem se desenvolvendo, ganhando espaço nos mais variados setores, sempre na perspectiva de garantia de direitos de indivíduos, grupos, famílias e comunidades.
O profissional Assistente Social tem importância ímpar na sociedade capitalista contemporânea devido a sua formação crítica e comprometida com valores como a justiça social, equidade, defesa da cidadania e dos direitos humanos, do aprofundamento da democracia, eliminação de todas as formas de preconceito e/ ou discriminação, respeito pela diversidade, entre outros.
Cabe destacar que o assistente social é capacitado para atuar na formulação, gestão e/ou operacionalização de políticas públicas, tendo a pesquisa social como importante aliada no seu cotidiano.
O Serviço Social, enquanto categoria profissional, vincula-se a um projeto profissional comprometido com uma nova ordem societária mais justa e menos desigual, orientado por um instrumento de extrema relevância denominado Código de Ética do Assistente Social. O profissional é dotado de habilidades e competências para realizar uma leitura crítica da realidade que o cerca, empregar métodos e técnicas advindos de sua formação no campo das ciências humanas e sociais e intervir diretamente nas expressões da questão social, objetos de sua intervenção, como por exemplo a violências, dependência de substâncias psicoativas, não acesso a bens e serviços, etc.