Centro Universitário Sudoeste Paulista

Duração

6 anos

Formação

Bacharelado

Turno

Integral

Metodologia

Sistema PBL

Campus

Avaré/ SP

O Centro Universitário Sudoeste Paulista vem se destacando pela qualidade de ensino, pois apresenta um contínuo processo de evolução, por meio da crescente inserção de cursos, programas e serviços, a que tem se dedicado e causado importantes reflexos na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo.

Desta forma, o curso de Medicina do Centro Universitário Sudoeste Paulista se compromete a ofertar um curso com qualidade acadêmica e relevância social, pautado pelas necessidades de saúde das pessoas e pela integralidade da atenção por meio de uma prática interprofissional, humanista e técnica, pilares estes considerados essenciais para a construção da cidadania.

O curso tem como missão estruturar modelos inovadores de formação médica que favoreçam a flexibilidade e diversidade, enfatizem premissas como a integração da teoria com a prática, pesquisa e ensino, e entre os conteúdos psicológicos, biológicos, sociais e ambientais do processo saúde e doença, além da inclusão precoce e responsável de estudantes nos serviços de saúde, por meio de ações formativas, como meio para construção do conhecimento.

O Curso de Medicina do Centro Universitário Sudoeste Paulista encontra-se em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina, aprovadas em 2014 e assim espera contribuir para formar um profissional mais realizado e mais seguro, adequado às necessidades da população e ao mercado de trabalho.

O Centro Universitário Sudoeste Paulista vem se destacando pela qualidade de ensino, pois apresenta um contínuo processo de evolução, por meio da crescente inserção de cursos, programas e serviços, a que tem se dedicado e causado importantes reflexos na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo.

Desta forma, o curso de Medicina do Centro Universitário Sudoeste Paulista se compromete a ofertar um curso com qualidade acadêmica e relevância social, pautado pelas necessidades de saúde das pessoas e pela integralidade da atenção por meio de uma prática interprofissional, humanista e técnica, pilares estes considerados essenciais para a construção da cidadania.

O curso tem como missão estruturar modelos inovadores de formação médica que favoreçam a flexibilidade e diversidade, enfatizem premissas como a integração da teoria com a prática, pesquisa e ensino, e entre os conteúdos psicológicos, biológicos, sociais e ambientais do processo saúde e doença, além da inclusão precoce e responsável de estudantes nos serviços de saúde, por meio de ações formativas, como meio para construção do conhecimento.

O Curso de Medicina do Centro Universitário Sudoeste Paulista encontra-se em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina, aprovadas em 2014 e assim espera contribuir para formar um profissional mais realizado e mais seguro, adequado às necessidades da população e ao mercado de trabalho.

Coordenador do Curso

Welder Zamoner

Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela FMB-UNESP, área de conhecimento Nefrologia (2018 / 2023).

Mestrado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela FMB-UNESP, área de conhecimento Nefrologia (2018 / 2023).

Residência Médica na especialidade de Clínica Médica e de Nefrologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, FMB-UNESP

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2012)

Médico assistente da Disciplina de Nefrologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, responsável pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica do mesmo Hospital e supervisor do Programa de Residência Médica em Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Mensagem do Coordenador

O curso de Medicina do Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP) tem como missão estruturar  modelos inovadores de formação médica que favoreçam a flexibilidade e diversidade, enfatizem premissas como a integração da teoria com a prática, pesquisa e ensino, e entre os conteúdos psicológicos, biológicos, sociais e ambientais do processo saúde e doença, além da inclusão precoce e responsável de estudantes nos serviços de saúde, por meio de ações formativas, como meio para construção do conhecimento.

O processo ensino-aprendizagem é centrado no estudante, na inovação de metodologias de ensino, e enfatiza o estímulo às três aprendizagens básicas: o aprender a conhecer, que diferencia a era do conhecimento e da informação, e que deve ser contextualizada com a realidade e o perfil desejado do estudante; o aprender a fazer, exigindo habilidade para praticar o conhecimento, aplicando-o à realidade profissional e necessidades da população atendida; e o aprender a ser, adquirindo postura condizente com sua formação, competente para agir de forma assertiva nas diversas situações da vida.

O Projeto Pedagógico está pautado nas Diretrizes           Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina (Resolução nº 3, de 20 de Junho de 2014) e foi autorizado pelo Ministério da Educação através da portaria SERES/MEC Nº307 de 4 de Julho de 2024.

O exercício de aprender a aprender exige do estudante o papel de protagonista deste processo, demandando maior dedicação e comprometimento com a construção de seu conhecimento. As metodologias ativas de aprendizagem induzem o estudante e o professor a buscarem informações, trabalharem em equipe e em pequenos grupos, favorecem a análise crítica das fontes consultadas, desenvolvendo a habilidade de avaliação do estudante quanto ao crescimento individual e do grupo e proporcionam o reconhecimento da importância das relações humanas na construção do conhecimento, além de permitirem a articulação entre a universidade, o serviço e a comunidade, por possibilitar uma leitura  e intervenção consistente sobre a realidade, valorizar todos os atores no processo de  construção coletiva e seus diferentes conhecimentos, e promover a liberdade no processo de pensar e no trabalho em equipe.

O curso conta com um núcleo docente estruturante que tem trabalhado para a construção da matriz curricular e os módulos temáticos. Venha fazer parte desta história.

Seja muito bem-vindo!

Metodologias ativas

Compreendem diferentes formas de desenvolver o processo do aprender centralizadas no estudante e que objetivam:

  • – a formação crítica dos futuros profissionais;
  • – favorecer a autonomia do estudante;
  • – despertar a curiosidade;
  • – estimular tomadas de decisões individuais e coletivas;
  • – pró-atividade, por meio do comprometimento dos educandos no processo educacional;
  • – vinculação da aprendizagem aos aspectos significativos da realidade;
  • – desenvolvimento do raciocínio e de capacidades para intervenção na própria realidade;
  • – colaboração e cooperação entre participantes.
  • Dentre as metodologias ativas, podem ser citadas:
  • Sala de aula invertida: Tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar em que o conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. O professor, em sala de aula, deixa o papel de expositor de informação e passa a mediar atividades envolventes e desafiadoras, com o objetivo de direcionar e orientar o estudante na construção do seu próprio conhecimento. Porém, como toda e qualquer metodologia de ensino, precisa ser pensada e planejada com atenção para que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. Tem sido implantada em universidades como a Harvard University e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) com o intuito de explorar os avanços das tecnologias educacionais, além de minimizar a evasão e o nível de reprovação (Moran e Bacich, 2018).

Aprendizagem baseada em equipes: O desafio de trabalhar em equipe, tornou-se o cenário motivador para Larry K. Michaelsen, que, no final da década de 1970, habituado a dar aulas para turmas pequenas, teve de ministrar aulas para uma turma de mais de 100 estudantes na Oklahoma University Business School. Com o intuito de evitar aulas teóricas meramente expositivas e demasiado extensas, ele distribuiu a turma em pequenos grupos e propôs diversas atividades sequenciadas. Ao final do semestre, ele constatou que a maioria dos estudantes assumiu responsabilidade pela própria aprendizagem e pela dos colegas de grupo, com bom aproveitamento de todos os envolvidos. A referida estratégia tem conquistado espaço na comunidade acadêmica por ser pedagogicamente baseada no construtivismo, que valoriza a responsabilidade dos alunos de trabalhar em grupos e estimula a aplicação do conhecimento adquirido na solução de problemas emergentes da realidade prática profissional. Seus objetivos são melhorar a aprendizagem e desenvolver habilidades de trabalho colaborativo por meio de estratégias como o gerenciamento de equipes de aprendizagem, tarefas de preparação e aplicação de conceitos, feedback constante e avaliação entre os pares.

– Problem Based Learning (PBL): criado em 1969 no Canadá, na Universidade McMaster, mas somente nos anos 90 ele passou a ser aplicado aqui no Brasil. Ele surgiu com base em estudos sobre o processo de aprendizagem dos adultos, e proporciona um ensino contextualizado. É uma metodologia vinculada diretamente a casos concretos, daí o fato de ser baseado em problemas. As problemáticas levantadas pelo professor são o ponto de partida desse processo de aprendizagem. Por ser centrado no estudante e ter caráter colaborativo, contextual, integrado e autodirigido, melhora desfechos educacionais promovendo um aprendizado mais reflexivo.

– Aprendizagem baseada na comunidade: tem como objetivo incorporar a comunidade e o ambiente na abordagem do ensino, identificando as necessidades da comunidade e possibilitando aprendizagem ao estudante a partir do serviço oferecido.

Componentes curriculares:

Corpo Docente do Curso de Medicina

Adriana Piccinin

Doutora em Ciências Biológicas (Genética)- Unesp- Botucatu (2009)

Daniela Ponce

Doutora em Fisiopatologia em Clínica Médica na Área de Ciências da Saúde- Unesp- Botucatu (2008)

Igor Otavio Minatel

Doutor em Patologia- Unesp- Botucatu ( 2015)

Luciene Patrici Papa

Doutor em Aqüicultura- Unesp- Botucatu (2010)

Marina Lemos Villardi

Doutora em Saúde Coletiva- Área de Saúde Pública- Unesp- Botucatu (2014)

Nathalia Bibiana Teixeira

Doutora em Doenças Tropicais- Área de Microbiologia- Unesp- Botucatu (2019)

Soraya Mayumi Sasaoka Zamoner

Mestre em Fisiopatologia em - Clínica Médica- Unesp- Botucatu (2021)

Vanessa Burgugi Banin

Doutor em Fisiopatologia em - Clínica Médica - Unesp- Botucatu (2017)

Metodologia

PBL

O que é o PBL?

O método foi criado em 1969 no Canadá, na Universidade McMaster, mas somente nos anos 90 ele passou a ser aplicado aqui no Brasil. Ele surgiu com base em estudos sobre o processo de aprendizagem dos adultos, e proporciona um ensino contextualizado. Mas o que seria esse tipo de ensino? Ele é focado na mescla da teoria com a prática, ou seja, ele permite a aplicação na prática do conhecimento adquirido. É uma metodologia vinculada diretamente com casos concretos, daí o fato de ser baseado em problemas. As problemáticas levantadas pelo professor, são o ponto de partida desse processo de aprendizagem.

Quais as vantagens desse método?

O método PBL é uma metodologia ativa, ou seja, faz parte das metodologias de ensino em que o aluno é colocado como protagonista do processo de aprendizagem, e que tem ganhado cada vez mais o espaço antes ocupado por metodologias de ensino tradicionais. Nesse perfil, o professor é colocado em um papel de tutor, ou orientador do processo, e o aluno sai do papel de apenas receptor de conteúdos, para um papel de construtor do seu próprio conhecimento. Por ser um método que fornece uma aproximação do conteúdo estudado com a prática, ele tem sido cada vez mais predominante na área da saúde. A aplicação do PBL na Medicina, parte de um estudo de caso concreto, e os estudantes trocam conhecimentos e informações sobre um caso clínico, levantam hipóteses, debatem e a partir de um determinado assunto, se faz possível discutir uma gama extensa de conteúdos, com profundidade. Esse tipo de dinâmica de aprendizagem favorece, inicialmente, a autonomia do estudante, posto que para chegar no momento da análise de caso com o seu grupo ele precisa ter se aprofundado no conteúdo de forma individual. Além disso, como o estudo é aplicado a algo concreto, é promovido o aumento da compreensão dos temas. Para um adulto, é muito mais fácil assimilar os conteúdos quando se torna possível debater sobre eles ou aplicar na prática, e assim, por consequência, se sentem mais motivados. Trazendo para o contexto médico, esse perfil de aprendizagem contribui bastante para as tomadas de decisões rápidas e, que muitas vezes, demandam um conhecimento multidisciplinar. Ainda, favorece o desenvolvimento da investigação científica E se você ainda é estudante, e pretende, por exemplo, realizar a prova de Revalidação do seu diploma, ou de Residência Médica, investir em um preparatório com esse perfil de ensino também favorece no momento da realização do estudo, análise e avaliação dos casos clínicos.

Infraestrutura

Diferenciais do Curso

Laboratórios de habilidades clínicas

Análise de situações e problemas e de casos clínicos

O Centro Universitário Sudoeste Paulista possui um laboratório de habilidades clínicas com 06 (seis) consultórios médicos, equipados com simuladores e instrumentos em quantidade e diversidade para capacitação dos estudantes nas diversas habilidades da atividade médica. As habilidades clínicas serão desenvolvidas em laboratórios com modelos, simuladores, atividades em equipes, contatos precoces com pacientes e estágios hospitalares e na comunidade.

Análise de situações e problemas e de casos clínicos

Análise de situações e problemas e de casos clínicos

O Centro Universitário Sudoeste Paulista possui um laboratório de habilidades clínicas com 06 (seis) consultórios médicos, equipados com simuladores e instrumentos em quantidade e diversidade para capacitação dos estudantes nas diversas habilidades da atividade médica. As habilidades clínicas serão desenvolvidas em laboratórios com modelos, simuladores, atividades em equipes, contatos precoces com pacientes e estágios hospitalares e na comunidade.

Múltiplos cenários de aprendizagem

Múltiplos cenários de aprendizagem

O Centro Universitário Sudoeste Paulista possui um laboratório de habilidades clínicas com 06 (seis) consultórios médicos, equipados com simuladores e instrumentos em quantidade e diversidade para capacitação dos estudantes nas diversas habilidades da atividade médica. As habilidades clínicas serão desenvolvidas em laboratórios com modelos, simuladores, atividades em equipes, contatos precoces com pacientes e estágios hospitalares e na comunidade.

Prática da realização de devolutivas

Prática da realização de devolutivas

tanto após cada encontro de tutoria como ao longo dos estágios e após cada avaliação, seja ela somativa, formativa ou tipo OSCE (“Objective Structured Clinical Examination” – exame clínico estruturado de forma objetiva);

Iniciação científica

Iniciação científica

Estímulo para o desenvolvimento de atividades de pesquisa através da iniciação científica – a realização de iniciação científica e o conhecimento do método científico para o desenvolvimento de pesquisa estimula o desenvolvimento de uma formação mais crítica, mais abrangente e mais reflexiva;

Programa Continuado de Capacitação e Desenvolvimento Docente

Programa Continuado de Capacitação e Desenvolvimento Docente

Programa Continuado de Capacitação e Desenvolvimento Docente – a formação crítica e reflexiva também depende da existência de um corpo docente crítico e reflexivo, que usa uma linguagem crítica e que orienta o processo reflexivo, de forma a não se basear apenas nos conteúdos programáticos.

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